Regras do jogo

          CINEMA CEM ANOS DE JUVENTUDE

ANO 2022-2023

               CENTRADO/DESCENTRADO

I / EXERCÍCIOS

Exercício: Conjunto/detalhe & voz off /imagem

Escolher uma imagem (fotografia ou pintura), no corpus que vos foi enviado.

Nessa imagem, escolher um detalhe (pormenor) específico que atrai a vossa atenção, que vos interessa. Registar um comentário sobre esse detalhe (porquê, qual a situação que ele vos evoca, etc).

Filmar depois em plano fixo, na ordem que quiserem, esse detalhe mas também vários outros na imagem escolhida (pelo menos mais 2 ou 3). O comentário sobre o primeiro detalhe escolhido cobrirá em voz off o conjunto de todos os planos de detalhe.

Haverá assim uma separação entre o que ouvimos e o que vemos excepto no momento em que o detalhe escolhido estiver na imagem.

No fim deste conjunto de planos descobrimos a imagem (fotografia ou pintura) por inteiro.

Pode-se escolher uma imagem diferentes das propostas pelo CCAJ, mas deve ser uma imagem com vários detalhes que permita fazer a realização deste exercício.

Duração máxima :2’ ( 3 a 5 planos fixos).

Exercício individual ou em grupo

2º Exercício : Som/Imagem

Filmar uma sequência onde o som e a imagem estão descentrados, um em relação ao outro.

Duração máxima: 2’ (plano sequência ou montagem de vários planos)

Exercício individual ou em grupo

3º Exercício : Descentramento no plano

Num plano sequência acompanhar uma personagem numa situação (livre). A um dado momento sem justificação, a câmara abandona a personagem para filmar um objecto, uma situação, um detalhe, um gesto, etc. que não tem aparentemente nenhuma relação com a situação que o personagem está a viver. A câmara recupera o personagem e descobrimos que havia afinal uma relação (expressiva, narrativa) entre os elementos escolhidos para o descentramento do plano e o último momento do personagem, centrado.

Duração máxima: 2’ (sem montagem)

Exercício em grupo

II / FILME-ENSAIO

Realizar um filme curto centrado sobre uma situação.

Introduzir efeitos de descentramento provisório produzindo emoção e/ou sentido (abandono provisório do assunto central, desenquadramento no plano, separação entre a imagem e o som, obstáculos que impedem de ver, luz, distração da personagem, etc).

O filme pode ser inspirado por uma situação presente nos exercícios.

Duração: 5 a 10’ máximo (genérico incluido)